terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Do aumento do valor dos passes e redução das Camionetas da Rodoviária de Lisboa

Venho por este meio mostrar o meu desagrado e total desacordo sobre o aumento do valor dos passes da RL. Além do mais venho fazer ver á direção da RL e aos orgãos decisores da empresa que existem pessoas que estão atentas ao que se passa, existem pessoas – nas quais me incluo – que não se deixam enganar por esquemas e falácias, por mais bem montadas que estas sejam. Ao passo que parece existirem pessoas que se aproveitam do poder estratégico que temporariamente têm, para urdir esquemas falaciosos, com vista a enganar um povo que como se sabe está cada vez mais cansado, triste, deprimido... Na minha visão a direcção da RL passa a estar, por direito próprio e adquirido, na lista de pessoas e organismos non gratas ao povo Português!
O esquema do passe único a 33,50€ (que passará em Março para 35€) Querem fazer passar ás pessoas que o facto de agora o passe ser de preço único e dar para toda a rede da RL é vantajoso para o cliente. Isso é uma mentira! Pois o que se observa na prática é que houve diminuição do numero de camionetas, especialemente ao fim de semana, onde certas carreiras deixaram simplesmente de circular, entre outras coisas... Mas vamos lá desmontar mais atentamente o esquema... As pessoas que só precisavam de ir de Odivelas a Caneças, por exemplo agora têm que pagar mais (!). Ao passo que as pessoas que faziam persursos longos pagam um pouco menos, não muito. Mas o que acontece é que a diferença de pessoas que fazem percursos longos e as que fazem percursos curtos, é grande... as que compram passes para percursos longos são muito menos! Quem sai a ganhar? A Rodoviária, claro! Redução de pessoal...
Mas esta gente pensa em grande, não se ficaram por aí... Agora deixa de ser precisa tanta fiscalização, pelo menos ao que ás zonas diz respeito, já não têm de se preocupar com isso. O que faz com que eventualemte reduzam pessoal da revisão, o que é dizer talvez que haja despedimentos. Pelo menos 2 coelhos de uma cajada mataram eles: Aumentaram os passes e reduziram revisores. Mas tenham paciência que a equação ainda não chegou ao fim... Pelo menos temos mais uma variante...
Redução do numero de Camionetas a circular!
O que se verifica na prática é a diminuição do numero de camionetas a circular. E além disso algumas delas foram suprimidas ao fim-de-semana. Aqui na minha zona temos o caso concreto da carreira 213, que circula enter Caneças e o Sr. Roubado, via Odivelas park (Agora strada outlet). No poupar é que está o ganho! Poupam no pessoal que terão que despedir, poupam nas carreiras que suprimiram e ganham no novo modelo, ardilosamente montado, de passes sociáis.
E o burro sou eu?!?
E no meio de tantas contas esta gente quer, confundir-nos e enganar-nos! Essa é a real motivação deles: tirar proveito monetário da situação, enganar o povo, confundir-nos e roubar-nos. Pessoalmente quando vi este aumento e me dei conta das alterações o que fiz foi perguntar se esta gente acha que eu sou parvo? Por este andar o serviço público dos transportes passará a ser como andar de limusina: muito raro e muito caro. O que o povo tem que ter em mente ter a plena consciência de quais são os organismos estratégicos, e por isso fundamentáis para uma vida digna em sociedade, e questionar-mo-nos se esses serviços estão a ser postos ao serviço dos mais fracos ou dos mais fortes. È o povo quem tem o poder, é o povo que interessa, é o povo que decide. É defender os mais fracos que dá sentido á vida, e não engordar ainda mais quem não precisa. Um sociedade justa é um sociedade em pleno equilibrio, é uma sociedade que questiona, que debate, que mostra o seu desagrado, que participa.
Que fazer?
Isso eu deixo á consciência de cada um... Podem-se organizar numerosas iniciativas, mas o principal é participar, reclamar, mostrar que estamos atentos, que não somos estúpidos. Mostrar que estamos de vigia. Pois todo ladrão fica embaraçado quando é descoberto!

Sem comentários:

Enviar um comentário